Há umas duas semanas a Hybe lançou o clipe de Iconic by Mistake, juntando três grupos femininos da sua empresa em uma produção especial. Em conjunto, Le Sserafim, Illit e Katseye cantaram sobre o ódio que elas recebem diariamente. O MV é cheio de referências específicas sobre cada girl group, mas isso não vem ao caso agora.
“Então, por que você está falando desse assunto, Laura?”, é isso que eu imagino que vocês devem estar pensando. Bom, além de eu estar meio obcecada com a música, isso não tem nada a ver com os figurinos, o estilo do clipe ou a coreografia, e sim com a mensagem que ele passa.
Vem comigo, que eu explico…
Alguns de vocês devem saber que eu sou formada em publicidade e propaganda e pós graduada em comunicação e marketing. Além disso, eu também trabalho com redes sociais, seja em projetos meus (me siga no meu instagram e conheça o Arquivo Plus Size) ou contas externas. Uma coisa que eu aprendi com o tempo nesse mundinho do conteúdo é que a interação importa, seja ela positiva ou negativa. E é aí que está a conexão do clipe com o motivo de eu contar sobre o meu currículo.
Na letra da música elas cantam “Thank you for the comments, it’s because of all your hate, I am iconic by mistake”, que em tradução livre significa “Obrigada pelos comentários, é por causa de todo seu ódio, eu sou icônica por erro”. E quando eu ouvi essa frase, logo no começo do clipe, me veio instantaneamente aquela frase “não dê palco pra maluco”, sabe?
Acho que nem todo mundo sabe, mas quando você comenta algo, dá like ou gasta o seu tempo assistindo um vídeo, mesmo que não tenha gostado, você está mostrando pro algoritmo que gostou dele sim. E, além dele te mostrar mais coisas do mesmo tipo, você vai estar impulsionando alguém com quem não concorda. Por isso, a melhor política nesse caso é ignorar e bloquear. Assim você evita de espalhar ainda mais um conteúdo negativo pela internet, principalmente em caso de discursos de ódio.
E o que essa minha reflexão tem REALMENTE a ver com o clipe? Acho que menos do que eu esperava, ainda mais porque eu gosto das músicas das meninas da Hybe (tenho ouvido MUITO Le Sserafim ultimamente e recomendo, hahah). Ou seja, eu não acho que elas mereçam todo o hate que levam.
Mas fica o conhecimento sobre o algoritmo para vocês.
E aí, o que acharam do post? Gostariam que eu falasse mais sobre comunicação aqui?

















































































