Será que as tendências estão rápidas demais?

Eu tenho visto um crescimento absurdo de conteúdos sobre tendências atualmente e isso tem me assustado bastante. Você também tem notado isso?

Quem me conhece sabe que eu amo moda desde novinha, já fui super de acompanhar desfiles (quando eles passavam na TV, tipo no GNT, alguém mais lembra disso?). Só que atualmente a informação tem sido tanta que eu não tenho conseguido acompanhar tão bem o que é ou não tendência.

Talvez o fato de que eu tenho focado mais no meu estilo próprio e também tenha trabalhado bastante com conteúdos mais relacionados à consultoria de imagem tenha mudado algo em mim. E isso junto com o excesso de informação que temos atualmente deixa ainda mais difícil de acompanhar as trends atuais.

Claro que eu ainda me esforço pra ficar de olho nas novidades do mundo da moda, inclusive porque é essencial no meu trabalho de assistente de conteúdo (vem aqui no blog da Ana Letícia conferir alguns textos que eu escrevi!). Mas eu sinto que estou o tempo todo tentando descobrir essas novas tendências e num piscar de olhos elas já “sumiram”. 

Essa rapidez toda ataca TANTO a minha ansiedade que eu não sei nem explicar! Meu coração tá até batendo mais rápido enquanto eu escrevo esse texto, juro…

Tendências e não tendências

O engraçado é que o que mais me “incomoda” não são os conteúdos mostrando as novas tendências, eles já existem há séculos (só que antes apareciam nas revistas, né?).

O que ataca a minha ansiedade são os posts sobre o que não é mais tendência. Sabe qual a impressão que eles me dão? De alguém chegando bem na cara de outra pessoa e falando “Sabe aquela roupa que você acabou de adquirir e achou linda? Tá cafona já, passa pra próxima”. E cada vez o período dessas tendências está mais curto, tanto que elas tem sido chamadas de MICROtendências.

E o negócio (pra mim) é que roupas não são descartáveis pra maioria das pessoas, ou pelo menos não deviam ser. 

Eu sei que é impossível fazer a roda do capitalismo parar de girar e que é normal as coisas ficarem cada vez mais rápidas nos tempos atuais. Não acho que seja fácil mudar isso e queria muito terminar esse texto com alguma solução ou um conselho legal, mas não consegui descobrir um…

Enfim, tá tudo bem gostar e também não gostar de tendências. O importante é procurar o que faz sentido pra você, pro seu dia a dia, pro seu armário e pro seu orçamento! 

Esse texto foi um desabafo baseado em uns tweets que eu fiz. Sinta-se livre (e encorajada/o/e) a desabafar nos comentários aqui do blog também!

Comments (2)

  • Ellen Ribeiro Tinoco 2 anos ago Reply

    Ótimo amiga! Seu desabafo fez todo sentido e espero que tenha te feito bem. Eu também tô achando difícil acompanhar não só tendências de moda mas do mundo também. Acho que bom mesmo é focar no essencial das novidades atualmente e ser gentil por não sermos deuses onipresentes e oniscientes que conseguem acompanhar tudo. Acho que isso pode ser uma solução.

    iogurtesempedacos 2 anos ago Reply

    Sim, acho que cada vez está tudo mais rápido. A gente tem que tentar fazer o movimento inverso e desacelerar um pouco sempre que possível.

Leave a Reply