Investir em peças atemporais ou comprar tendências?

E aí, tudo bem com você? Hoje eu quero conversar sobre um assunto que eu acho muito importante na hora de montar um armário funcional e cheio de estilo: peças atemporais X tendências da moda

O que é melhor: investir em peças atemporais ou comprar as tendências que tão fazendo sucesso no momento? Será que existe alguma proporção correta pra adquirir cada uma dessas categorias de peças?

Ficou interessada no assunto? Então vem bater um papo comigo e descobrir qual é a minha opinião sobre esse assunto!

Porque as peças atemporais são importantes?

Acho que o primeiro passo é falar das peças atemporais: o que são elas?

As roupas atemporais são aquelas que “resistem” ao teste do tempo, ou seja, que você vai usar por muitos anos e que vão servir para várias ocasiões. O problema é que elas costumam ser ter um preço mais alto. Alguns exemplos mais comuns dessas peças são o vestidinho preto, o jeans de lavagem escura e a alfaiataria. Deu pra entender um pouco melhor do que eu tô falando?

Então, essas peças são as chamadas “essenciais” no guarda roupa e eu concordo que elas são muito importantes principalmente pra deixar o armário mais versátil. Apesar disso, eu não acredito que você deve seguir uma lista de roupas que alguém na internet definiu que são as “tem que ter”. É importante procurar roupas que são duradouras e que sirvam pra várias épocas da sua vida.

foto de dois looks com peças atemporais casuais
Who What Wear | Manu Gavassi

Você também pode mandar fazer a roupa, fuçar em brechós ou assaltar o guarda roupa da sua mãe e pegar uma peça que ela usava quando era mais nova ou aquela que você esperou anos pra ela cansar de usar (a minha mãe sabe bem o que é isso).

A ideia aqui é focar em qualidade, avaliar bem o tecido da peça, se a modelagem dela te valoriza, se você gosta da cor, ou seja, se ela tem os atributos que você precisa pra se sentir confortável e não te atrapalhar no dia a dia.

dois looks com peças atemporais mais formais
Steal The Look | Fashionista.com

E as tendências? Quando elas tem vez no armário?

Já as tendências são aquelas peças que estão fazendo sucesso no momento e você vê em diversas lojas, como foram as plataformas, os croppeds, os mom jeans etc.

Elas costumam ser mais chamativas e por isso podem dar um pouco de medo e exigerem uma certa cautela de quem quer usá-las. Mas nada disso significa que você você tem que evitá-las, porque elas são uma ótima forma de experimentar algo novo!

dois looks com roupas que são tendência
Baby Girl Loja | Paola Alberdi (@paolaalberdi)

A minha opinião sobre tendências é que elas podem ou não valer a pena. Se você tá de olho naquela roupa da moda porque você gostou dela, gosta de como ela fica no seu corpo, acha que ela mostra o seu estilo e originalidade, eu super apoio você investir nela. Mas se é algo que você experimentou e não te deixou confortável, foge dela. Não vale a pena ter gastar seu suado dinheirinho com algo que você não vai usar só porque “todo mundo” tá usando.

Ao contrário das peças atemporais, eu costumo preferir investir valores menores em peças tendências, a não ser que seja alguma que eu me vejo usando bastante nas próximas estações. Eu penso isso exatamente por serem peças mais “extravagantes” e experimentais, então talvez não valha tanto assim gastar um rim em uma blusinha da moda, né?

foto de dois looks com peças que são consideradas tendências
Holly (@thekittyluxe) | Julia (@julia.marie.b)

Apesar disso, eu tenho roupas e acessórios que já foram considerados tendências e eu não abriria a mão deles, como blazer xadrez, bota de glitter e plataformas.

No final, o que importa é se divertir com a moda e fazer escolhas que fazem sentido pra você. Esqueça as regras e se jogue!

Clique aqui pra seguir Iogurte Sem Pedaços no instagram!

Comments (2)

  • Ellen Ribeiro Tinoco 2 anos ago Reply

    Tem dois parágrafos seus que foram repetidos, só te ajudando. Mas amei o texto. Amo peças atemporarais, sempre busco elas e também me divirto com as tendências sem exagerar. Afinal, vida é pra curtir também né?

    iogurtesempedacos 2 anos ago Reply

    Ahh, vou conferir isso dos parágrafos repetidos, obrigada!

    Siiim, é um equilíbrio entre as duas coisas!

Leave a Reply